O consumidor Ricardo Fernandes Castro Costa comprou no dia 16 de
abril uma carne da Friboi em um supermercado de Valparaíso de Goiás, região do
Entorno do DF, cidade onde mora com a família. Ele disse que quando foi
preparar o alimento para o almoço, dois dias depois, encontrou vários vermes
"como recheio".
Costa explicou que é bastante criterioso nas compras e sempre olha
a cor, o estado e a validade das carnes antes de comprá-las, mas garante que
dessa vez foi "enganado".
— Na embalagem constava a informação de que a validade do produto
era até o dia 25 de maio. A carne estava bem embalada a vácuo, no freezer, com
uma cor ótima e sem cheiro, mas quando a preparei, no dia 18 de abril, veio a
surpresa desagradável: vários vermes dentro dela.
A filha e a mulher do consumidor também viram os parasitas e
passaram mal.
— Fiquei constrangido na frente da minha filha, que teve ânsia.
Minha mulher chegou a vomitar e eu fiquei com muito nojo. Fui enganado por
aquela propaganda de que as carnes dessa marca passam por um rigoroso controle
de qualidade. Eles não vendem carnes próprias para consumo.
O consumidor explicou
que comprou por duas vezes as carnes da Friboi, mas que em ambas as situações
passou por momentos desagradáveis. Na primeira vez, ele teria levado uma carne
podre para casa.
Depois de identificar
os vermes no produto, Costa entrou em contato com a Friboi por meio do SAC
(Serviço de Atendimento ao Consumidor), mas sem sucesso. Insatisfeito, ele
decidiu usar o perfil da empresa no Facebook para fazer a denúncia, enviando
uma mensagem privada com a foto dos parasitas.
No dia seguinte,
recebeu a resposta informando que a carne poderia ser trocada por um kit.
— Eles entraram em
contato e disseram que me dariam bolsa térmica com um kit de feijoada. Não
aceitei, porque na minha casa não entra mais nada da Friboi. Eu já fiz a
denúncia no Ministério da Agricultura, na Anvisa e na Vigilância
Sanitária.
Costa disse que
também ficou surpreso com a quantidade de reclamações de outros consumidores
feitas contra a marca em sites especializados na internet. Ele relatou que ao
denunciar no Reclame Aqui!, notou que outras pessoas também encontraram
"coisas estranhas" nas carnes fornecidas pela empresa.
— Já encontraram
cabelos humanos, moscas varejeiras, tumores e até pus nas carnes embaladas a
vácuo. Tais fatos jamais poderiam acontecer, porque é a saúde do consumidor que
está em jogo. Se eu não tivesse visto, teria comido aqueles vermes e poderia
ter causado danos sérios à minha saúde e à da minha família.
A empresa chegou a
fazer outros contatos por telefone com o consumidor e admitiu em uma das
conversas que o o parasita na verdade tratava-se de "cisticercose",
um verme que geralmente é provocado durante a vacinação do gado e que pode ser
letal à saúde humana.
Em outra conversa, a
atendente da empresa disse ao consumidor que precisaria recolher a carne da casa
dele para analisar o que de fato havia acontecido, mas teve a proposta negada.
— Como vou provar se
eles pegarem a carne? Eles vão dizer que está tudo em ordem e dar um sumiço
nela. O produto está na minha casa, congelado, e se o Ministério da Agricultura,
Anvisa ou Vigilância Sanitária quiser, poderá pegar, mas a Friboi não.
Em nota, a JBS Friboi
disse que recebeu a manifestação do consumidor no dia 23 de abril e que com as
informações repassadas o caso foi enviado aos setores responsáveis para analisar
e investigar a procedência dos fatos.
A empresa também
garantiu que especialistas internos analisaram o suposto corpo estranho por
foto e não evidenciaram contaminação do produto durante o processo produtivo,
uma vez que apenas pelas imagens não é possível fazer as análises laboratoriais
necessárias para identificação do que realmente se trata, mas que chegou a
oferecer a devolução do valor pago pelo produto para não deixar o consumidor
com prejuízo, mas sem sucesso também.
A nota é concluída com
a JBS Friboi afirmando que fez tudo o que estava ao alcance, inclusive
cumprindo todas as exigências do Código de Defesa do Consumidor para tentar
resolver o problema e não deixá-lo sem informações ou prejuízo financeiro.
Postado por Ana Luísa Paixão.
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