quarta-feira, 31 de julho de 2013

O Peixe



Do mar são retirados um dos principais alimentos que compõem uma cozinha: o peixe, nele há propriedades nutricionais que pode evitar o desenvolvimento de possíveis doenças do coração, se consumido pelo menos três vezes por semana. O peixe é uma excelente fonte de proteínas, ferro e outros minerais, além de conter ácidos graxos, ômega-3 e também é rico em vitaminas do complexo B, e alguns tipos também são ricos em vitamina A.
Ao comprarmos o peixe devemos observar se ele foi conservado adequadamente ate o momento da compra e não devemos compra-lo se estiver fora do gelo, exposto ao sol ou até mesmo insetos. Para manter todas as qualidades do peixe deve-se mantê-lo congelado ate pouco antes do preparo, o aconselhável é que se retire o alimento uma noite antes do preparo para que possa descongelar naturalmente, pois se o colocarmos para descongelar em água corrente ele poderá estragar.
Existem vários tipos de peixe, mas nem todos são apropriados para a alimentação. Os mais recomendados para consumo são: pacu, pintado, dourado, cação, pescada, cavalinha, sardinha, namorado, linguado, badejo, porquinho, merluza e pescadinho.
O consumo do peixe é saudável, e assim como qualquer outro alimento deve ser consumido de forma moderada e sem exagero.

*CURIOSIDADE*
O peixe pode ser consumido de várias formas, inclusive cru. Um ótimo exemplo de prato feito com esse animal cru é o sushi, mas o que muitos não sabem é que antigamente no Japão o peixe era transportado dentro de recipientes e eram conservados no arroz cozido, pois eles tinham conhecimento que o arroz liberava substancias (ácido acético e lático) que preservavam o peixe por mais tempo.

Por: Hanora Damaris

terça-feira, 30 de julho de 2013

Carne Branca,saiba mais!

As carnes consideradas brancas são as provenientes de peixes e aves, sendo que a carne suína ainda não possui definição.

As carnes brancas são fontes de ômega 3 e ômega 6, além de ácidos graxos, substâncias que melhoram o funcionamento do organismo e contribuem para a boa nutrição. No entanto, o consumo destas carnes já é observado com atenção pelos cientistas, e já se sabe que o consumo exagerado pode oferecer perigo para a saúde.
Acerca das carnes de aves há uma discussão científica com relação ao uso de hormônios para acelerar e potencializar o crescimento das mesmas. No entanto, há um grande equívoco nesta informação, pois na verdade não são utilizados hormônios nos frangos de corte, e sim promotores de crescimento, que são produzidos pela indústria farmacêutica. O potencial prejuízo à saúde neste caso, é que os promotores de crescimento podem contribuir para a resistência de bactérias aos antibióticos, e isso atinge o tratamento de doenças humanas.
As carnes de aves como frango e peru por vezes são consideradas boas alternativas menos gordurosas e calóricas que as carnes vermelhas. No entanto, nem sempre isto ocorre. Principalmente se a carne da ave for consumida com pele, frita ou com adicional de molhos gordurosos ou queijo. Para garantir o mínimo de gordura e calorias na carne de frango ou peru, a carne deve ser consumida sem pele e de preferência cozida ou grelhada.
As carnes de aves são ricas em vitamina B e proteínas, mas pobre em ferro, e possuem praticamente a mesma quantidade de colesterol que a carne bovina.
As carnes de peixe  são uma boa fonte de proteínas, como toda carne, e além disso fonte também de muito minerais importantes para o funcionamento do nosso organismo, como cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e vitaminas A, D e B. A maioria dos peixes possui pouca gordura, o que acelera sua digestão, e alguns são fontes de Ômega 3, gordura benéfica à saúde e que diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose  (endurecimento das artérias) e auxilia no tratamento inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.

Em geral as carnes brancas são menos gordurosas e mais leves que as carnes vermelhas, sendo o seu consumo mais incentivado por nutricionistas e dietéticos.

Postado por Ana Luísa Paixão 

Como comprar carne de qualidade

"Ei moço,essa carne é friboi??"
Não é só perguntando a marca do produto que podemos saber a qualidade,é sempre bom estar atento! No supermercado ou no açougue, o consumidor não consegue enxergar a olho nu se a carne que está comprando apresenta ou não contaminação. Por isso, recomenda-se que para eliminar as chances de uma infecção alimentar, a dona de casa cozinhe bem o alimento. O cozimento mata a maioria das bactérias, explica. Quem gosta de carne crua ou mal passada está mais exposto à intoxicação.

Apesar da pesquisa ter apontado a costela como o corte bovino mais suscetível à contaminação por micro-organismos, o modo de preparo da carne elimina as chances de infecção alimentar. São muitas horas de cozimento.
Outro critério avaliado pelo estudo foi o uso de equipamentos de proteção pelos entregadores dos alimentos. A maioria deles, apesar de utilizarem botas, capas, toucas e luvas para manipular as peças de carne resfriada, estava com baixo índice de higienização. Roupa suja passa a impressão de péssima higiene pessoal.


O trabalho analisou ainda a temperatura da câmara de resfriamento e a rotulagem das embalagens dos cortes. Todos esses aspectos estavam em conformidade com a legislação. Então,dona de casa e você que compra carne,tome sempre cuidado ao escolher. Procure comprar em lugares refrigerados,que você confia e procure sempre conferir se as pessoas que manuseiam a carne estão usado roupas apropriadas para aquele tipo de serviço.

Postado por Lorena Machado


terça-feira, 23 de julho de 2013

Quem tem a doença de Parkinson , pode comer carne vermelha ?

Deixar de comer carne vermelha ajuda a tratar Parkinson, diz estudo da Folha Online.
Cortar todos os tipo de carne vermelha na alimentação faz com que pessoas afetadas pelo mal de Parkinson aumentem a recuperação de suas funções motoras de 44% para 71%, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
O estudo, realizado por Cícero Galli Coimbra, professor do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da universidade, e por Virgínia Junqueira, do Centro de Estudos do Envelhecimento da mesma instituição, foi publicado na edição de outubro do “Brazilian Journal of Medical and Biological Research” e incluiu ainda a utilização de doses de 30 miligramas de riboflavina, ou vitamina B2, a cada oito horas.
O consumo de carne vermelha gera toxinas no corpo humano, que produzem alguns tipos de radicais livres. A eliminação desses elementos, que atacam as células, ocorre por meio de uma substância chamada glutationa, cuja recuperação natural depende da vitamina B2. Em pacientes com mal de Parkinson, os níveis de riboflavina são baixos.
Resultados
O estudo foi feito com um grupo de 19 pessoas (8 homens e 11 mulheres), que cortaram a carne vermelha de suas dietas e tomaram a vitamina por seis meses, ao mesmo tempo em que continuavam a utilizar seus remédios para controlar o mal de Parkinson.
Um mês depois de iniciado o estudo, o grupo já tinha níveis normais de riboflavina no sangue. Seis meses depois do início, os paciente tiveram uma estagnação dos sintomas da doença e apresentaram melhora motora expressiva.
Com os resultados, os pesquisadores pretendem entender melhor como funcionam os mecanismos sensíveis à vitamina B2 dentro do corpo e aplicar esse conhecimento no tratamento da doença.
As informações são da Agência Fapesp.
 Postado por :  Vanessa Melo

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Receita com carne vermelha.

Olá pessoal.
Ainda em clima de dieta/light com carne vermelha e adjacências que tal uma receita para iniciar o final de semana? Vamos lá!!

- Carne com cenoura em tirinhas.
2 bifes de carne vermelha tamanho médio
1 cenoura pequena
½ cebola média
1 dente de alho
1 colher de azeite
Duas colheres de sopa de shoyu
Modo de preparo:                                                                                
Ingredientes:
Pique a cenoura e a cebola em tirinhas bem finas,
refogue o alho amassado no azeite até ele dourar,
em seguida refogue a cenoura e a cebola espere um
 pouco e coloque o shoyumexendo acrescente
 3 colheres de água .em fogo brando deixe cozinhar por 2 minutos separe
(cenoura cozida ao dente ,
se preferir pode deixar um pouco mais para ficar mais macia )
Em outra panela passe o bife normalmente com pouco óleo ou (grelha)
quando estiver dourado a gosto (bem ou mal passado)
acrescente a cenoura deixe por 1 minuto
 apenas para o os sabores se misturarem 
e desligue sirva com arroz branco
rendimento : 2 porções
cada porção:
- 256,85 cal
- 74 pontos

Desejo-lhe um bom final de semana!
Postado por: Samári dos Santos
Fonte

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Esclareça suas dúvidas sobre carne de porco!


A carne suína possui composição nutricional bem semelhante à carne vermelha, é muito saborosa e nutritiva.
Geralmente é conhecida como uma carne gorda e que faz mal à saúde, mas é preciso mudar este conceito, pois ela é fonte de proteína, contém várias vitaminas e minerais como ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, etc.
Com relação ao teor de gordura vai depender do corte, por exemplo: lombo, pernil e paleta sem a gordura externa, apresentam baixo teor de gordura. Por isso podem e devem fazer parte do seu cardápio, alternando com os outros tipos de carnes.
Segundo informações do Serviço de Informação de Nutrição Humana, de 1983 a 1991, a carne suína reduziu em 33% sua gordura total, em 14% suas calorias e em 10% seu colesterol. Essas mudanças se devem aos avanços da genética, através do cruzamento e seleção de animais.
Além disso, a carne suína possui mais gordura insaturada, do que gordura saturada, o que a torna mais saudável. A quantidade de colesterol presente é aproximada ao das aves e carne vermelha.
Quanto à cisticercose, hoje em dia a Inspeção Sanitária é bem mais rigorosa, os animais recebem água tratada, alimentação adequada e são criados em instalações higienizadas, portanto as chances de infecção são menores, dessa forma é mais difícil acontecer contaminação.
Porém, é muito importante quando for consumir a carne de porco, procurar sempre saber se a carne foi submetida à inspeção da Vigilância Sanitária e também se foi cozida ou assada devidamente. Consumindo a quantidade adequada, preferindo cortes magros e cozinhando bem, você só terá benefícios com a carne de porco.

Postado por Ana Luísa Paixão

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cortes mais e menos gordurosos-Parte 2




A história de que o frango é a carne mais magra e o porco a mais gorda não é 100% verdade. Dependendo do corte, as carnes suínas podem ser mais magras do que as bovinas e até algumas aves. É o caso do lombo, por exemplo, o corte mais magro entre os pedaços do porco.
"Ele é menos gorduroso em comparação a vários outros tipos de cortes bovinos, como acém, paleta e lagarto cozidos, coxão mole ou duro, cupim, filé mignon, fraldinha, maminha etc., e também de alguns cortes de aves, como coxa, sobrecoxa e peito de frango, todos com pele", explica Tatiana.
E a nutricionista ainda complementa: "A sobrecoxa de frango com pele assada também apresenta maior quantidade de calorias e três vezes mais gorduras totais em comparação a cortes bovinos magros, como o contrafilé e o músculo, e mais gorduras e calorias em comparação ao lombo cozido".

Os mais calóricos
Mas entre todas as carnes, o corte mais calórico vem mesmo do porco: a costela suína é a campeã, com 402 kcal por 100 g. Dos cortes bovinos, a costela também ganha, com 373 kcal por 100g, e entre os corte de aves a sobrecoxa de frango com pele é a que ocupa a primeira posição, com 260 kcal também por 100g.
Os menos calóricos

De todas as carnes, o corte mais magrinho é o peito do frango grelhado, com 159 kcal para cada 100 g. Dos cortes bovinos, o contrafilé sem gordura grelhado, o músculo sem gordurac  ozido e a paleta sem gordura cozida empatam com 194 kcal por 100 g. E entre os cortes suínos, o lombo assado é o que possui menos calorias, com 210 kcal a cada 100g. (clique na imagem para aumentar)

Lorena Machado

terça-feira, 9 de julho de 2013

Emagreça comendo carne branca e carne vermelha.

Há várias formas de emagrecimento. E por que não emagrecer comendo carne branca e carne vermelha?  Irei apresentar dicas e metódos para auxiliar uma alimentação mais saudavél e principal para o emagrecimento, incluindo a opinião da nutricionista Danielle Real. Fontes de proteínas, as carnes são alimentos que devem estar presentes em uma alimentação saudável. Mas qual é melhor para a saúde, a carne branca ou a vermelha? Segundo a nutricionista do Hospital VITA Batel, Danielle Real, “as diferenças aparecem na quantidade de gordura de cada uma e nos nutrientes presentes, como vitaminas e sais minerais. Por exemplo, a carne bovina possui mais ferro, mas também conta com mais gordura, sobretudo a saturada.”

 O consumo indicado pelo Ministério da Saúde é de 1 porção ao dia, dando preferência para os cortes mais magros como patinho e coxão mole, e retirar a gordura aparente de cortes como a costela e a picanha. A OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza que a ingestão de carnes vermelhas não ultrapasse 300 g por semana.

Já a carne branca traz mais benefícios – principalmente a do peixe. A carne de frango (quando sem a pele) é mais magra que a de boi, mas carece de algumas vantagens presentes apenas na carne do peixe, como o ômega 3 (presente em muitos peixes) e uma gordura diferente, mais saudável.

“As carnes exóticas como javali, coelho e carneiro podem ser incorporadas a dieta, uma vez que possuem uma menor quantidade de gordura do que a carne vermelha, mas o ideal é que o consumo maior venha de aves e peixes, que são as carnes mais magras, que contem proteínas de alto valor biológico e que são de mais fácil acesso” enfatiza a nutricionista.

Uma dica: Por mais que tenham lido a postagem da dieta e aderiram a idéia. Ainda é necessário antes de iniciar a mesma, consultar um nutricionista. Ele vai te guiar passo a passo.
Samári Santos
 Fonte
As carnes vermelhas e as brancas contêm nutrientes e vitaminas de grupos diferentes embora tenham a proteína que é comum aos dois. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
As carnes vermelhas e as brancas contêm nutrientes e vitaminas de grupos diferentes embora tenham a proteína que é comum aos dois. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
As carnes vermelhas e as brancas contêm nutrientes e vitaminas de grupos diferentes embora tenham a proteína que é comum aos dois. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
As carnes vermelhas e as brancas contêm nutrientes e vitaminas de grupos diferentes embora tenham a proteína que é comum aos dois. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
O consumo ideal de carne para uma dieta de 1200 kcal é de 93g por dia, isso no que diz respeito a carnes vermelhas ou brancas, outros tipos de proteína não estão inclusas nessa quantidade. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
O consumo ideal de carne para uma dieta de 1200 kcal é de 93g por dia, isso no que diz respeito a carnes vermelhas ou brancas, outros tipos de proteína não estão inclusas nessa quantidade. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
O consumo ideal de carne para uma dieta de 1200 kcal é de 93g por dia, isso no que diz respeito a carnes vermelhas ou brancas, outros tipos de proteína não estão inclusas nessa quantidade. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
O consumo ideal de carne para uma dieta de 1200 kcal é de 93g por dia, isso no que diz respeito a carnes vermelhas ou brancas, outros tipos de proteína não estão inclusas nessa quantidade. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf
O consumo ideal de carne para uma dieta de 1200 kcal é de 93g por dia, isso no que diz respeito a carnes vermelhas ou brancas, outros tipos de proteína não estão inclusas nessa quantidade. - See more at: http://www.emagrecercomdietas.com.br/emagreca-comendo-carne-branca-e-carne-vermelha#sthash.QVH8BwN7.dpuf

sábado, 6 de julho de 2013

Carne vermelha: os cortes mais e menos gordos-parte 1

Olá Pessoal,tudo bem?  Hoje vim pra falar sobre os diferentes tipos de cortes magros e gordos e carne bovina. É bom ficar ligado pra sempre levar mais saúde pra casa né? Vamos Lá! (Clique na imagem para ampliar)

Uma dica pra você é imprimir essas tabelinhas e pendurar na porta da geladeira,assim com certeza não vai ter como esquecer as dicas!
Por hoje é isso!
Lorena Machado