quarta-feira, 26 de junho de 2013

Diferença entre : Carne Vermelha x Carne Branca
         
Existem muitas dúvidas a respeito do que seria melhor para nós: consumir carne vermelha ou carne branca. Qual delas seria mais saudável?

As principais diferenças entre as duas estão relacionadas à textura, composição e pigmentação, que dependem da espécie, idade, sexo, alimentação, atividade física e hábitat do animal de que se originaram.

A diferença de cor dos diferentes tipos de carne depende da quantidade de um pigmento denominado mioglobina, que varia conforme a espécie e a atividade física do animal. Quanto maior o esforço exercido pelo músculo, maior o teor de mioglobina e, portanto, mais escura a carne. É por isso que a coxa do frango é mais escura que o peito.

Já a quantidade de calorias varia conforme o teor de gordura da carne. Por exemplo: um bife médio de carne bovina magra de aproximadamente 100 gramas contém 146 kcal. Essa mesma quantidade de carne de galinha magra contém 124 kcal e de peixe surubim, 107 kcal, segundo a Tabela de Composição de Alimentos, do IBGE.

Fala-se muito que a carne bovina aumenta o nível de colesterol no sangue. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos (Davidson et al.: Archives of Internal Medicine, 139: 1331-1138, 1999), porém, mostram que não há diferença entre a carne vermelha (bovina e suína) e a branca (de ave ou de peixe) quanto a isso. O que acontece é que, geralmente, quando consumimos carne vermelha, consumimos também uma quantidade maior de gordura saturada, aquela que acompanha muitos cortes de carne, como a picanha, por exemplo. Esta, sim, é a maior responsável pelo aumento do nível de colesterol.

O consumo regular e em pequenas quantidades de carne vermelha magra é essencial - principalmente para as crianças e para as mulheres em período pré-menstrual, a fim de que haja suprimento adequado de minerais como ferro e zinco e de vitaminas -, assim como é importantíssimo também inserir na nossa dieta peixes e aves e preferir assar e cozinhar a carne em vez de fritá-la. Assim, teremos uma alimentação equilibrada e saudável.

Veja abaixo alguns nutrientes dos diferentes tipos de carne.



Tipo de carneCaloriasProteínasGorduras
Coxa de frango – 1 (média)161 kcal18,09 g9,32 g
Galeto assado – ½ unidade206 kcal20,20 g11,00 g
Peito de peru – 3 fatias103 kcal21,66 g1,53 g
Carne moída – 3 colheres de sopa226 kcal30,80 g14,10 g
Bife de patinho – 1 (médio)118 kcal20,27 g4,02 g
Medalhão de filé mignon – 1 unidade336 kcal11,50 g34,10 g
Bisteca suína assada – 2 unidades137 kcal20,6 g5,66 g
Lombo suíno assado – 2 fatias208 kcal19,38 g14,49 g
Linguiça frita - 2 unidades364 kcal12,70 g32,40 g
Cação ensopado – 2 postas88 kcal19,56 g1,10 g
Truta assada – 2 pedaços196 kcal23,50 g11,20 g
Camarão no vapor – 5 unidades81 kcal16,78 g1,55 g
Postado por: Vanessa Melo   

Carne vermelha é a vilã? Não!

Hoje em dias as pessoas estão se conscientizando que para ter qualidade de vida e conquistar um corpo em forma e com saúde é preciso cuidar da alimentação. Mas para isso não é preciso deixar de desfrutar os prazeres da mesa, como ir a churrascarias e saborear deliciosas carnes macias e suculentas
A carne não é tão vilã como todos pensam.Controlando a quantidade e escolhendo o tipo mais saudável, além de não prejudicar sua saúde, você ainda obtém nutrientes essenciais ao seu organismo, afinal a carne faz parte sim de uma alimentação equilibrada.
Carne Vermelha
A carne vermelha foi excluída do cardápio de muita gente devido a gordura saturada e ao colesterol. Realmente ela possui gordura saturada que em excesso está associada a um maior risco de doenças cardiovasculares, obesidade e até diabetes. Mas dependendo do tipo de corte e se consumida com moderação, ela não é prejudicial. A Pirâmide Alimentar brasileira recomenda o consumo de uma porção de carne por dia, o que pode corresponder a um bife médio ou 5 colheres (sopa) de carne moída refogada por dia. Não podemos deixar de mencionar que a carne vermelha é o alimento que mais contém ferro, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, sódio, potássio e outros nutrientes, além de ser fonte de proteína de alto valor biológico.
O ferro presente nas carnes é melhor absorvido pelo organismo do que o ferro encontrado em alimentos de origem vegetal. Se o consumo de carne vermelha for moderado e principalmente em equilíbrio com demais tipos de alimentos, não vai interferir para uma alimentação saudável.
Dicas
  • Na hora de escolher o tipo de carne, opte pelos cortes mais magros: filé mignon, lagarto, patinho, alcatra, maminha, coxão duro, etc. Deixe a picanha, contra-filé e carnes mais gordurosas para consumir esporadicamente.
  • Na compra, peça ao açougueiro para retirar a gordura aparente das carnes.
  • Depois de pronta se ainda tiver alguma gordura ou pele aparente, retire.
  • Prepare as carnes sempre assadas, grelhadas ou refogadas. Evite frituras.
  • Uma empresa brasileira já lançou no mercado 15 cortes in natura embalados a vácuo, provenientes de gado criado em currais diferenciados, onde o pasto é adubado organicamente. Além dos cortes, há também hambúrguer de carne orgânica.
    A carne tem propriedades interessantes e essenciais à saúde, por isso deve fazer parte de uma alimentação balanceada, mas não esqueça, com moderação!
    Lorena.
    Fonte:aqui

    Apresentação

    Oláa!
     Somos alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual Thales de Azevedo,sala 2V15 e estamos juntos com os professores das disciplinas de química,matemática e biologia desenvolvendo esse projeto de alimentação saudável. Nossa equipe é composta por Lorena Machado,Quécia Pimentel, Samári Santos,Vanessa Melo,Hanora Miranda,Matheus Tapioca e Ana Luisa Paixão. Enfim,aproveitem nosso trabalho,é especialmente para vocês! A cada postagem vocês irão conhecer um pouco mais de todos nós,mas por enquanto é só. não se esqueça de passar sempre aqui!
    Lorena.